O que é Yoga?

A palavra Yoga provém da raiz sânscrita yuj, que significa unir, ligar, juntar. O objetivo desta antiga prática oriental é a união do corpo, da mente e da alma, do eu humano com o Eu divino, para se alcançar a paz duradoura. As posturas (ásanas), o controle da energia vital por meio da respiração (pranayamas), entre outras técnicas como relaxamento e meditação, fortalecem o corpo, tranqüilizam a mente e trazem equilíbrio para o espírito. A prática regular favorece o autoconhecimento e nos permite entrar em contato com nossa verdadeira Natureza, podendo resultar em uma transformação individual. O Yoga nos ensina a sermos sinceros e satisfeitos, sem nos tornarmos acomodados.

Yoga é uma filosofia de vida, uma ciência que se aprende com a prática regular. Acredita-se que tenha surgido na Índia há cerca de 2.500 anos a.C. O primeiro praticante a organizar o conhecimento sobre Yoga foi Patanjali, que viveu por volta de 200 a.C. Em sua obra clássica, os Yoga Sutras, que consistem em 185 aforismos, Patanjali descreve Yoga como "chitta vrtti nirodha", que pode ser traduzido como a restrição das modificações mentais, ou seja, o aquietamento da agitação da mente. Segundo Patanjali, o praticante de Yoga deve seguir oito passos para alcançar essa quietude mental e, consequentemente, a felicidade plena e a paz duradoura. Este conhecimento foi transmitido de geração em geração até formar a base da prática contemporânea do Yoga.

» Conheça os oito passos do Yoga, segundo Patanjali

» Confira os principais benefícios da prática do Yoga

Fontes: A Árvore do Ioga, de B.K.S. Iyengar, A Luz da Ioga, de B.K.S. Iyengar, Instituto de Cultura Yoga Shimada; Professor Collaço Veras, Professora Lia Diskin, Professor Marcos Rojo, Yoga for Beginners – Carroll & Brown Limited, Yoga Aplicada, de Manohar Laxman Gharote. Edição: Adriana Ramos




Entre em Contato

Clique aqui e solicite informações detalhadas sobre nossas atividades, horários das aulas e produtos.

(11) 99261-1072

espacofundamentalyoga